sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Syntax Highlighter
2) Acrescente essas linhas entre a tag head:
<script src="http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.4.2/jquery.min.js" type="text/javascript"></script>
<script src="http://github.com/balupton/jquery-syntaxhighlighter/raw/master/scripts/jquery.syntaxhighlighter.min.js" type="text/javascript"></script>
<script type="text/javascript">$(document).ready(function() {$.SyntaxHighlighter.init();});</script>
3) nos posts colocar o código entre tags "code", exemplos:
<code class="language-html">...</code>
<code class="language-java">...</code>
Entre outras linguagens...
Auto Deteção da Linguage
<code class="highlight">...</code>
Fonte:
http://pythonsmalltalk.blogspot.com/2010/08/colorindo-codigo-fonte-no-blogger-com.html
Conexão Porta Serial em Java
http://code.google.com/p/java-simple-serial-connector/
alternativa ao java rxtx usado no arduino
código mais simples, exemplo
sábado, 27 de novembro de 2010
Conexão GPS
No Linux instalado Tangogps aplicativo gráfico, e gpsd como dependência.
Inicia daemon de leitura de dispositivo usb
/usr/sbin/gpsd -D 5 -nN /dev/ttyUSB0
ainda sem conexão
testar comando para ver dados enviado pela porta serial
stty -F /dev/ttyUSB0 ispeed 4800 && cat
neste dia (27.11.10):
- formatura especialização Ducilia
- aula IA (AG) em laboratório, usando plugin Excel para AG
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Noções do Tempo pelo Cerebro
Do Original em 2005
http://www.opencode.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=360
O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos. Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio... você começará a perder a noção do tempo. Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea. Então... quando tempo suficiente houver passado, você perderá completamente a noção das horas, dos dias... ou anos. Estou exagerando para efeito didático, mas em essência é o que ocorreria.
Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol. Se alguém tirar estes sinais sensoriais da nossa vida, simplesmente perdemos a noção da passagem do tempo.
Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho. Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade. Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia.
Para que não fiquemos loucos, o cérebro faz parecer que nós não vimos, não sentimos e não vivenciamos aqueles pensamentos automáticos, repetidos, iguais. Por isso, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo. É quando você se sente mais vivo. Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e "apagando" as experiências duplicadas.
Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os natais chegam cada vez mais rapidamente.
Quando começamos a dirigir, tudo parece muito complicado, o câmbio, os espelhos, os outros veículos... nossa atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular (proibido no Brasil), ao mesmo tempo. E você usa apenas uma pequena "área" da atenção para isso. Como acontece? Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); o cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa, no lugar de repetir a experiência). Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha e leitura de placa... são apagados de sua noção de passagem do tempo...
Porque estou explicando isso? Que relação tem isso com a aparente aceleração do tempo? Tudo.
A primeira vez que isso me ocorreu foi quando passei três meses nas florestas de New Hampshire, Estados Unidos, morando em uma cabana. Era tudo tão diferente, as pessoas, a paisagem, a língua, que eu tinha dores de cabeça sempre que viajava em uma estrada, porque meu cérebro ficava lendo todas as placas (eu lia mesmo, pois era tudo novidade para mim). Foram somente três meses, mas ao final do segundo mes eu já me sentia como se estivesse há um ano longe do Brasil. Foi quando comecei a pesquisar a razão dessa diferença de percepção.
Bastou voltar ao Brasil e o tempo voltou a "acelerar". Pelo menos, assim parecia. Veja, quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida. Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir -- as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo. Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.
Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a... r-o-t-i-n-a.
Não me entenda mal. A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.
O ANTÍDOTO PARA A ACELERAÇÃO DO TEMPO: "M &M"
Felizmente há um antídoto: Mude e Marque. Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos. Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas. Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia); Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais. Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe da formatura de sua turma, visite parentes distantes, vá a uma final de campeonato, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no natal, ou faça os enfeites com frutas da região e a participação das crianças, vá a shows, cozinhe uma receita nova tirada de um livro novo.
Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor - faça diferente. Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes. Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes. Seja diferente.
Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos... em outras palavras... v-i-v-a. Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo. E se tiver a sorte de estar casado (a) com alguém disposto (a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais... vivo.... do que a maioria dos livros da vida que existem por ai. Se você não tiver mais a esposa, ou o marido, cerque-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.
Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é? Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.
( Aldo Novak, coach & conferencista, diretor da Academia Novak )
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Especificação Radio FM USB PCear
Upgrading the PCear FM Radio Using Linux 2.6.26 or newer
The PCear radio, available from dealextreme.com is a low cost version of the Silicon Labs FM Radio but upgrading it is tricky as the bootloader is not separate from the main code. This means you need to install a bootloader in unused code space below 0x3800 that allows you to write above address 0x3800, boot it and use this bootloader to install yet another bootloader up at 0x3800. At this point the bootloader is the same as silabs and the unit can be upgraded normally. Put this archive in a new empty directory and unzip it. Then read Readme.txt The PCear contains the following hardware
fonte:http://www.efn.org/~rick/work/pcear/
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Charm++ no WIndows
- instalar Cygwin - usado versão 2.721
- baixar Charm - usado charm-6.2.1_src.tar.gz
- descompactar em /home/User
- compilado com
./build charm++ net-cygwin smp
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Software
http://www.vimicro.com/english/product/PublicDriver/WIN/ZS0211_Setup_WHQL_080317.exe
http://www.vimicro.com/english/product/pc003.htm
Baixar, converter Videos FLV
Free FLV Converter
http://www.koyotesoft.com/indexEn.html
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Instalacao Debian Lenny + nVidia driver GeForce 7300 SE/7200 GS
http://www.debiantutorials.org/module-assistant-nvidia-lenny
Resumo
* stop X
/etc/init.d/gdm stop
* enable repositories
vim /etc/apt/sources.list
deb http://ftp.us.debian.org/debian/ lenny main contrib non-free
deb-src http://ftp.us.debian.org/debian/ lenny main contrib non-free
deb http://security.debian.org/ lenny/updates main contrib non-free
deb-src http://security.debian.org/ lenny/updates main contrib non-free
* install the appropriate software
aptitude update
aptitude install module-assistant
* set the system
m-a prepare
m-a update
m-a a-i nvidia (m-a a-i nvidia-legacy para driver legacy, nao neste caso)
aptitude install nvidia-xconfig
nvidia-xconfig
* load the module
modprobe nvidia
* start X
instalado ainda nvidia-settings
aptitude install nvidia-settings
Open Source e-books for Linux
especialmente este
Linux Compute Clusters
http://linuxclusters.com/compute_clusters.html
sábado, 25 de setembro de 2010
Sobre o Framework Collections
Interfaces | Implementations | ||||
---|---|---|---|---|---|
Hash table | Resizable array | Tree | Linked list | Hash table + Linked list | |
Set | HashSet | TreeSet | LinkedHashSet | ||
List | ArrayList | LinkedList | |||
Queue | |||||
Map | HashMap | TreeMap | LinkedHashMap |
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Raiz Quadrada (Que árvore tem isso?)
Ninguém pensa, um segundo que seja, no significado de três ser a raiz quadrada de nove. Em português, literalmente, raiz quadrada dá a entender uma árvore que tem sua raiz em formato de quadrado. Pesquisando os originais em latim de 1145 (Latus quadratum 9), encontramos a resposta para esse despropósito: radix quadratum 9 aequalis 3. Isto é, o lado (radix) do quadrado (quadratum) de área 9 é igual (aequalis) a 3.
Entende-se melhor radix como lado.
Fonte: Portal Prandiano, Matemática Aplicada à Vida
http://www.prandiano.com.br/html/m_naimpren.htm
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
cadstro DFRobot
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Testar
GSL - GNU Scientific Library
domingo, 5 de setembro de 2010
Metaboard
Metaboard
Outra opção de compra
http://www.nuelectronics.com/estore/
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Calculadora Relógio de Gauss
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Video SiS Notebook cce JM51
Apresenta problemas com Ubuntu 9 e abaixo
Links:
http://linuxieu.blogspot.com/2009/01/vga-sis-771671-no-ubuntu-810e.html
http://www.lucasallan.com/?p=220
Driver:
http://www.4shared.com/file/77093938/ab1a9803/xserver-video-sis671_ubuntu810-1_i386.html
No Debian Lenny foi usado
xserver-xorg-video-sis e
xserver-xorg-video-sisusb
terça-feira, 8 de junho de 2010
Instalação Skype 32 bits no Debian 64 bits
sexta-feira, 30 de abril de 2010
terça-feira, 6 de abril de 2010
A explicação mais curta ao Teorema de Gödel
“Temos uma espécie de máquina que imprime frases em um tipo de linguagem. Em particular, algumas das frases que esta máquina pode (ou não) imprimir podem ser:
------ P*x (que significa que a máquina imprimirá x)
------ NP*x (que significa que a máquina nunca imprimirá x)
------ PR*x (que significa que a máquina imprimirá xx, o R é abreviação de repetição)
------ NPR*x (que significa assim que a máquina nunca imprimirá xx)
Quando a máquina imprime NPR*FUU, isso significa que ela nunca imprimirá FUUFUU. Que é o mesmo que NP*FUUFUU. Até aqui, tudo bem.
Agora, consideremos a frase NPR*NPR*. Esta frase significa que a máquina nunca imprimirá NPR*NPR*.
Pois bem, ou a máquina imprime NPR*NPR*, ou ela nunca imprime NPR*NPR*.
Se a máquina imprimir NPR*NPR*, então está imprimindo uma frase falsa. Mas se a máquina nunca imprimir NPR*NPR*, então NPR*NPR* é uma frase verdadeira que a máquina nunca irá imprimr.
Isso significa que ou a máquina ocasionalmente imprime declarações falsas, ou há declarações verdadeiras que ela nunca imprime. Qualquer máquina que imprime apenas declarações verdadeiras deve falhar em imprimir algumas decalarações verdadeiras; ou, inversamente, qualquer máquina que imprima todas as declarações verdadeiras possíveis também deve imprimir algumas falsas”.
Retirado de http://scienceblogs.com.br/100nexos/2010/01/pinquio_deus_e_a_incompletude.php